Oblivion e Shivering Isles, Retrospectiva acerca do jogo, e análise da expansão |
![]() ![]() |
Oblivion e Shivering Isles, Retrospectiva acerca do jogo, e análise da expansão |
May 5 2007, 12:39 AM
|
|
|
The Kwisatz Haderach Group: Velhos do Restelo Posts: 6,689 Joined: 12-October 03 From: Lisboa Member No.: 6 |
Oblivion -- Retrospectiva
Por vezes, é difícil avaliar um jogo pouco depois do seu lançamento. Isto é especialmente verdade no caso de um jogo gigantesco como Oblivion. Assim, decidi, um pouco ao estilo de que se vê mensalmente na EDGE, aproveitar o facto de o ter andado a jogar, pro virtude da expansão, e fazer uma perspectiva geral sobre o jogo na sua totalidade. Não se pode dizer que sejam muitos os jogos que eu ainda jogue com interesse um ano depois do seu lançamento, mesmo com expansões à mistura. E certamente muito poucos jogos offline se enquadrarão nesse estrito grupo. Mas Oblivion é uma grande excepção. Tendo posto o jogo de lado depois de 150 horas de jogo, fui voltando ao seu mundo várias vezes desde então , somando um total de 250 horas pela altura em que acabei a mais recente expansão. A variabilidade de Oblivion começa logo na criação de personagem. A quantidade de raças, habilidades, características por onde escolher chega mesmo a ser assustadora, embora não seja tão determinante como isso, visto que acaba por ser o que fazemos no jogo que define a nossa personagem, mais do que aquilo que escolhemos ao inicio. Mas o jogo também não depende da criação de várias personagens alternativas -- no meu caso, todo o meu tempo de jogo foi feito a evoluir uma única personagem. De facto, a evolução constante é uma das mais-valias do jogo. Cada acção que fazemos, desde correr, nadar, usar espadas ou saltar, está associada a uma habilidade, que por sua vez está associada a uma estatística como força ou agilidade. Simplesmente por realizar uma acção, evoluímos a habilidade correspondente, e quando se sobe de nível, podemos aumentar as estatísticas em função dessas mesmas habilidades. Um sistema que parecendo complexo, é extremamente fácil de utilizar. Ainda mais, o facto do jogo ajustar constantemente qualquer desafio ao nosso nível é um aspecto que gera muito debate entre os apreciadores do género; mas é inegável que o facto de possibilitar ao jogador 100% de liberdade acerca de como abordar o jogo e o seu mundo é uma mais-valia. Para alguns, a perda de obstáculos insuperáveis até alcançar determinado nível é algo mau, mas para muitos outros é uma lufada de ar fresco num género muitas vezes criticado por constranger a liberdade de escolha. E é impossível não pensar que seria uma grande pena ver um mundo tão vibrante e expansivo como é Cyrodil fechado a pessoas que não alcançassem determinado nível. É fácil criticar como as caras de muitos dos (centenas de) personagens tem um aspecto estranho (a grande maioria terá sido gerada aleatoriamente); como há apenas uma dúzia de vozes diferentes; ou como a IA por vezes se baralha e comporta de forma estranha. Mas o facto é que a magnitude deste mundo nunca antes foi igualada. Quilómetros de montanhas, planícies, e florestas, que longe de serem desoladas, são ricas com grandes cidades, pequenas vilas, alojamentos de beira de estrada, quintas isoladas, monumentos, altares, e dúzias de masmorras. Tudo isto povoado por personagens com as suas rotinas e afazeres, a maioria simplesmente para dar vida ao mundo, mas muitas com demandas para serem realizadas. Não é incomum a um novo visitante a Oblivion estar a vaguear perdido por uma floresta e dar com uma pequena aldeia ou estalagem não presente no mapa, e descobrir acesso a pequenas demandas que nunca teria encontrado seguisse o caminho bem definido de uma estrada. E longe de ser um mundo genérico, todo ele é vibrante com história e idade; algo a que atestam as dúzias de livros que podem ser encontrados e lidos, mas especialmente o pequeno livrete exclusivo à edição de coleccionador do jogo, mais de uma centena de páginas detalhando os povos, lugares e acontecimentos históricos mais importantes de Tamriel. Sem duvida o melhor brinde alguma vez incluído com um videojogo. É esta quantidade maciça de conteúdo que faz com que Oblivion ainda hoje possa ser jogado com prazer, mais de um ano após o seu lançamento. É claro que os gráficos ajudam; continuam excelentes (embora seja mandatorio limpar o cache da Xbox 360 regularmente para manter uma boa framerate); mas vejamos: a natureza da evolução da personagem significa que, apesar da celeridade com que se sobe de nível ao inicio, a partir de determinada altura (digamos próximo do nível 40) , se chega a um patamar virtual em que os intervalos entre as suibidas de nivel se contam em dezenas de horas. O sistema de combate, embora adequado e funcional, tem pouca variedade. E a busca e satisfação em encontrar equipamento cada vez melhor, outra grande motivante no RPG, também alcança o seu patamar, embora não tão cedo como a subida de nível. Então, o que resta é a satisfação de explorar o mundo, as dúzias de masmorras, e as demandas mais extensas e por vezes mesmo auto-impostas (como coleccionar todos os itens draedicos do jogo; ler todos os livros; chegar à liderança de todas as facções). E aqui se perde um pouco da sua variabilidade: as masmorras, embora todas diferentes (e construídas manualmente; nada de masmorras aleatórias como em tantos outros jogos extensos), só existem em dois estilos visuais, tornando-se facilmente repetitivas. E realmente, seria esse o caso, se se pretendesse jogar única e exclusivamente Oblivion durante meses a fio. Mas a magia deste jogo não é que nunca mais se precisará de outro RPG; é sim que é um mundo familiar, com regras conhecidas; a que, ao longo de anos, podemos voltar ao nosso ritmo, pegar nas nossas personagens, e jogar por 2, 3, 4, 5 horas, explorando mais uma masmorra, completando mais uma demanda, e encostando o jogo novamente na estante, até o "bichinho" nos morder outra vez. As 150 horas de jogo que Oblivion me deu no primeiro par de meses não devem ser menosprezadas; mas o seu grande feito foi dar-me mais 100 horas ao longo do ano seguinte. De quantos jogos (fora multiplayer, é claro) se pode dizer o mesmo? Mehunes Razor e Knights of The Nine -- as pequenas expansões Muito do conteúdo que Oblivion apresenta para compra e download enquadra-se no plano das comodidades: moradias que dão certos benefícios á nossa personagem; feitiços extra; e é claro a tão falada armadura para os cavalos (e isto num jogo em que é possível obter uma montada imortal). Mas estas duas mini-expansões fogem a essa regra, tratando-se de uma pequena e uma média aventura que valem bem a pena, e se diferenciam significativamente do jogo principal. Mehunes Razor é a demanda por uma arma lendária, que nos leva a cursar um par de masmorras e entrar num conflito entre anciões vampiros e um bando de mercenários sedentos de poder. Mais tensas e elaboradas do que qualquer masmorra do jogo original, e com a titular arma (magnifica e poderosa) como recompensa final, é uma aventura que vale a pena viver, mas quiçá o seu maior valor seja um que passa despercebido à maioria dos jogadores: um pequeno livro, colocando junto de tantos outros numa das muitas estantes, que detalha todas as armas e armaduras lendárias que existem, com paradeiro desconhecido, em Cyrodil. E assim se incentiva de novo o jogador a explorar mais uma vez o velho mundo, aquelas masmorras que se deixou passar da primeira. Um subtil piscar de olho aos jogadores mais dedicados, um pequeno lembrete que ainda resta tanto por ver e alcançar. Knights of the Nine é uma serie de demandas muito maior e mais complexa, verdadeiramente digna de ser apelidada de expansão. A ressurreição de um mal antigo (descrito numa mão-cheia de novos livros, mas já previamente conhecido através do índice histórico que acompanhava a edição de coleccionador do jogo) é o pretexto para a nossa personagem se ver a braços com a tarefa de recolher as relíquias do cruzadosagrado e restaurar os cavaleiros das nove divindades para por cobro à ameaça. Novos inimigos, novos aliados, e masmorras muito mais centradas em puzzles e armadilhas do que anteriormente,perfazem uma excelente aventura com um final verdadeiramente épico. Mas a aventura está longe de terminar... Oblivion: The Shivering Isles A expansão oficial de Oblivion começa de forma elegante: não começa. Comecemos um jogo novo ou façamos load ao nosso mais recente save; não nos deparamos com nada novo. Vamos à nossa vida, jogamos um pouco, habituamos-nos ao mundo; é apenas quando chegamos a uma cidade que ouvimos um rumor acerca de uma porta que surgiu numa ilha na baía a sul da capital. Após encontrar dita porta, e depois de uma breve introdução ao que está para vir, entramos num plano paralelo -- uma outra dimensão. As Shivering Isles; reino do principe draédico da loucura. E que lugar tão adequado que é. Depois de tanto tempo passado nas verdejantes planícies, colinas e florestas de Cyrodil, as ilhas são uma lufada de ar fresco: divididas em duas metades, tal como a personalidade do seu louco criador, temos Dementia, lugar sombrio e pantanoso, que lembrará a alguns Morrowind; a outra metade é Mania, terra de fauna e flora colorida, onde alguns cogumelos fazem sombra a árvores. Todos os habitantes das ilhas tem, de uma maneira ou de outra, um parafuso a menos; crucialmente, isto dá-lhes muito mais personalidade do que ao habitual habitante de Cyrodil, e proporciona alguma demandas verdadeiramente bizzaras. Polarizados tal como as ilhas, os excêntricos, artistas, drogados e afins habitam Mania, e os desconfiados, paranoicos e psicopatas fazem de Dementia o seu lar. Estes lugares tão bem-caracterizados e exóticos são sem duvida um dos pontos fortes da expansão; presenciar o nascer do sol entre as florestas de fungos de Mania; observar de uma montanha bem alta a vastidão dos pântanos de dementia; explorar ruínas ou túneis esquecidos; a beleza de Oblivion, mais do que nunca, enche os olhos, e incentiva o turismo acidental. Crucialmente, a equipa fez a difícil decisão de não permitir a utilização de montadas, e acertou em cheio. Com apenas um terço do tamanho de Cyrodil, as ilhas navegam-se muito mais facilmente, são muito mais ricas em conteúdo, e o facto de o termos que fazer a pé acaba por nos ajudar a apreciar a beleza e escala de toda a criação. Mas o melhor da expansão são sem duvida as demandas: muito poucas se cingem a ir de ponto A a B dentro de uma masmorra. A maioria mete puzzles, ou variantes, obtendo excelentes resultados, e muitas vezes com caminhos alternativos para explorar. Um exemplo particularmente marcante obriga-nos a consumir uma droga para poder abrir as portas de uma masmorra: a droga apenas pode ser obtida matando uma criatura. Até ai tudo bem; mas quando o efeito se dissipa, a nossa personagem perde atributos --síndroma de abstinência. Assim, vemos-nos forçados a matar mais criaturas, para ter a "dose", e a cada dose os benefícios são maiores, mas duram menos tempo, e a abstinência que se segue é mais severa. E assim damos por nós, a correr desesperadamente pela masmorra, em busca da próxima "dose". Um exemplo extasiante de como os videojogos podem exprimir e dar a conhecer ao jogador problemas e realidades tão severas como é a dependência de drogas. E a cereja no topo do bolo? Como disse na retrospectiva de Oblivion, a dado nível chegamos a um patamar a partir do qual a evolução da personagem passa a ser parca; em Shivering Isles isto é ultrapassado, pois após cada demanda a nossa personagem ganha uma nova habilidade, assegurando uma evolução satisfatória e constante. Em suma, uma excelente expansão para um jogo que, atrevo-me a dizer, será considerado clássico nos anos vindouros. Agora resta-me ver quanto mais o jogarei ao longo do próximo ano... This post has been edited by Ash: May 5 2007, 12:41 AM |
|
|
|
May 5 2007, 01:31 AM
|
|
|
Serious Business Group: Velhos do Restelo Posts: 2,471 Joined: 25-April 05 Member No.: 292 |
Belo texto! E sim o jogo é daquelas obras primas que só saiem com um bom par de anos de intervalo. Instant classic.
|
|
|
|
May 5 2007, 05:00 AM
|
|
|
Poeta Group: Velhos do Restelo Posts: 7,694 Joined: 5-May 05 From: Lisboa Member No.: 299 |
Wow..realmente é um jogo profundo.
Excelente texto Ash, obrigado pelo teu tempo (IMG:style_emoticons/default/wink.gif) E bem..quem me dera ter uma x360.. |
|
|
|
May 5 2007, 07:34 AM
|
|
|
Master Group: Members Posts: 4,968 Joined: 28-July 05 Member No.: 334 |
Nunca joguei nenhum jogo baseado neste "universo" nem tão pouco alguma vez me aventurei num RPG tão "profundo", por isso queria perguntar umas coisas:
1º) Oblivion é o melhor para começar? Nunca joguei nada de Elder Scrolls e como este supostamente é o IV... 2º) Qual é a relação de Morrowind com Oblivion? 3º) Não tem nenhuma componente muiltiplayer, pois não? 4º) Esta previsto um quinto capitulo? 5º) Vale a pena começar a jogar isto agora ou está previsto algum outro jogo parecido com potencial para ser melhor? |
|
|
|
May 5 2007, 09:01 AM
|
|
|
King's Bounty = GOTY Group: Moderadores Posts: 16,715 Joined: 3-November 03 From: Gião Member No.: 53 |
Bom texto, eu tirei umas 200 horas do jogo em 2 voltas e fiquei com muita coisa para explorar o jogo a meu ver o jogo só peca pela falta de diversidade a nivel de "drops" de armadura/armas e por ter um sistema de combate um bocado como ei de dizer "mecanico" (IMG:style_emoticons/default/tongue.gif)
@Nomearod 1º Eu nunca joguei os anteriores e não tive problemas em jogar o Oblivion 3º Nopes 4º Ainda não foi nada anunciado mas deve eventualmente aparecer 5º Já se compra o Oblivion barato por ai acho que é sempre um bom investimento, quanto a um jogo parecido só mesmo o Two Worlds |
|
|
|
May 5 2007, 09:11 AM
|
|
|
Castle of Amazing Cats Group: Velhos do Restelo Posts: 43,024 Joined: 24-February 04 From: Aveiro/Coimbra Member No.: 83 |
@ASH: prospecção de mercado? (IMG:style_emoticons/default/sweatdrop1.gif)
|
|
|
|
May 5 2007, 10:11 AM
|
|
|
The Kwisatz Haderach Group: Velhos do Restelo Posts: 6,689 Joined: 12-October 03 From: Lisboa Member No.: 6 |
QUOTE(Nomearod @ May 5 2007, 08:34 AM) [snapback]203966[/snapback] 1º) Oblivion é o melhor para começar? Nunca joguei nada de Elder Scrolls e como este supostamente é o IV... Oblivion é sem duvida o melhor para começar, é de longe o mais user-friendly, mas mesmo por uma margem muito larga. Apesar dos jogos estarem todos historicamente relacionados (ver abaixo) são histórias independentes; podes ter curiosidade em experimentar os anteriores, mas hoje em dia, só mesmo o Morrowind é que ainda mantêm qualidade suficiente para se revelar uma experiência agradável. És bem capaz de ter curiosidade e vontade de te embrenhar por Morrowind depois de jogar este, mas começa por Oblivion. QUOTE 2º) Qual é a relação de Morrowind com Oblivion? A saga Elder Scrolls desenvolve-se de forma continua num período histórico definido, focando diferentes regiões do continente de Tamriel de cada vez; os acontecimentos dos jogos prévios estão descritos em documentos históricos que podes encontrar e ler no jogo; logo, a relação com Morrowind é puramente histórica -- vês algumas referências ao sucedido em livros e no livro que recebes com a edição de coleccionador, se conseguires arranjar uma. QUOTE 3º) Não tem nenhuma componente muiltiplayer, pois não? Na versão PC, há um mod em produção que permite co-op. Mas o jogo está desenhado para ser uma experiência solitária. QUOTE 4º) Esta previsto um quinto capitulo? Inevitavelmente, mas ainda vão demorar muitos anos. A equipa está a produzir o Fallout 3 neste momento. QUOTE 5º) Vale a pena começar a jogar isto agora ou está previsto algum outro jogo parecido com potencial para ser melhor? Como disse, um dos melhores atributos deste jogo é que, após o vicio inicial, podes ir sempre pegando nele pouco a pouco. Sinceramente não vejo nada adiante que se lhe compare -- o Mass Effect da Bioware quase de certeza que vai ser muito mais linear, e o ambiente é completamente diferente; o Two Worlds é um jogo que aguardo com expectativa e que parece ser semelhante, mas vem de uma companhia que ainda não provou o seu mérito e pouco se sabe acerca da qualidade do dito cujo, pode ser que até acabe por ser muito diferente. QUOTE(starfox @ May 5 2007, 10:11 AM) [snapback]203977[/snapback] @ASH: prospecção de mercado? (IMG:style_emoticons/default/sweatdrop1.gif) É uma nova aproximação, feedback ajuda. Muita gente não tem pachorra ou interesse para comentar, assim é só carregar num botão. (IMG:style_emoticons/default/laugh.gif) |
|
|
|
May 5 2007, 10:19 AM
|
|
|
Sex, Drugs and Rock&Metal. Group: Velhos do Restelo Posts: 2,346 Joined: 29-April 06 Member No.: 483 |
Muito bom texto. Pena não ter x-360.
|
|
|
|
May 5 2007, 10:24 AM
|
|
|
Master Group: Members Posts: 4,968 Joined: 28-July 05 Member No.: 334 |
QUOTE(LEANDRO_PT @ May 5 2007, 11:19 AM) [snapback]203983[/snapback] Muito bom texto. Pena não ter x-360. Pssst, isto é para PC também. (IMG:style_emoticons/default/tongue.gif) @Ash, estou cada vez mais interessado no jogo contudo só falta mesmo uma coisa: Esse mod co-op. É que se isso for mesmo para a frente e sair então compro-o. Certamente que tem muito mais piada jogar com um amigo do que sozinho. |
|
|
|
May 5 2007, 10:27 AM
|
|
|
Sex, Drugs and Rock&Metal. Group: Velhos do Restelo Posts: 2,346 Joined: 29-April 06 Member No.: 483 |
Eu sei, mas o meu pc não deve aguentar este jogo.
|
|
|
|
May 5 2007, 10:34 AM
|
|
|
QUOTE(Nomearod @ May 5 2007, 11:24 AM) [snapback]203985[/snapback] Pssst, isto é para PC também. (IMG:style_emoticons/default/tongue.gif) @Ash, estou cada vez mais interessado no jogo contudo só falta mesmo uma coisa: Esse mod co-op. É que se isso for mesmo para a frente e sair então compro-o. Certamente que tem muito mais piada jogar com um amigo do que sozinho. Epah sinceramente não sei. Como quase todo o content feito por utilizadores, terá sempre arestas por limar; o jogo está feito para single-player, e sinceramente nem sei como é a funcionalidade (por exemplo se uma vez começado o jogo em co-op, podes usar a mesma save para continuar sozinho, e vice-versa). Sei que por enquanto é possível explorar o mundo em conjunto, mas apenas um pode realizar as quests. Mais info aqui. |
|
|
|
May 5 2007, 11:55 AM
|
|
|
Master Group: Velhos do Restelo Posts: 17,252 Joined: 27-July 05 From: Caldas da Rainha Member No.: 332 |
Já estive mesmo para comprar isso para a Xbox 360, mas como não sou assim muito fan de jogos 1ª pessoa com armas melle não sei. O unico jogo até agora que curti assim foi o COndemned. O combate é tão bom como em condemned?
E talvez um jogo que me demora no mínimo umas boas 150 horas para passar seja demasiado time consuming para mim. Será este um jogo que uma sessão de 1 ou 2 horas dê tanta satisfação como uma sesação de 3 ou 4 hora? Nota-se progresso numa sessão de jogo pequena? Já agora isso da limpeza de cache como se processa? Tenho de desligar a consola e entrar outra vez no jogo? E mais uma cena, nota-se que Shivering Isles trouxe alguma melhorias gráficas? Ou nem por isso? (é que ouvi umas coisas que disseram que os gráficos de shivering isles estavam melhorados.) Já agora parabens pela tua mamoth size review, acho que está muito boa. Quase que dava para fazer uma revista só com a tua review. |
|
|
|
May 5 2007, 12:08 PM
|
|
|
King's Bounty = GOTY Group: Moderadores Posts: 16,715 Joined: 3-November 03 From: Gião Member No.: 53 |
QUOTE(JediMaster @ May 5 2007, 12:55 PM) [snapback]204006[/snapback] Já estive mesmo para comprar isso para a Xbox 360, mas como não sou assim muito fan de jogos 1ª pessoa com armas melle não sei. O unico jogo até agora que curti assim foi o COndemned. O combate é tão bom como em condemned? Infelizmente não, condemned está noutro patamar a nivel de combate melee o do oblivion é como já disse um combate mecanico. QUOTE E talvez um jogo que me demora no mínimo umas boas 150 horas para passar seja demasiado time consuming para mim. Será este um jogo que uma sessão de 1 ou 2 horas dê tanta satisfação como uma sesação de 3 ou 4 hora? Nota-se progresso numa sessão de jogo pequena? O jogo dura o tempo que quiseres a main quest diria que basta umas 20 horas o resto é exploração, side quest e guild quests... o gozo está mesmo nisso fazer o que quiseres quando quiseres (IMG:style_emoticons/default/tongue.gif) QUOTE Já agora isso da limpeza de cache como se processa? Tenho de desligar a consola e entrar outra vez no jogo? Metes o jogo e quando ele tiver a arrancar fica a pressionar no A, agora não sei te dizer até quando é que tens que ficar a pressionar porque não aparece nenhuma informação (IMG:style_emoticons/default/sweatdrop1.gif) QUOTE E mais uma cena, nota-se que Shivering Isles trouxe alguma melhorias gráficas? Ou nem por isso? (é que ouvi umas coisas que disseram que os gráficos de shivering isles estavam melhorados.) O shivering isles não trouxe melhorias graficas houve um patch que fez isso e defacto melhorou um bocado... |
|
|
|
May 5 2007, 12:12 PM
|
|
|
Castle of Amazing Cats Group: Velhos do Restelo Posts: 43,024 Joined: 24-February 04 From: Aveiro/Coimbra Member No.: 83 |
QUOTE(skybastos @ May 5 2007, 01:08 PM) [snapback]204011[/snapback] Metes o jogo e quando ele tiver a arrancar fica a pressionar no A, agora não sei te dizer até quando é que tens que ficar a pressionar porque não aparece nenhuma informação (IMG:style_emoticons/default/sweatdrop1.gif) O shivering isles não trouxe melhorias graficas houve um patch que fez isso e defacto melhorou um bocado... Até que ponto fazer isso... difere disto? » Click to show Spoiler - click again to hide... « Não vos obriga a fazer download de todos os Patches/Updates novamente? |
|
|
|
May 5 2007, 12:22 PM
|
|
|
Master Group: Velhos do Restelo Posts: 17,252 Joined: 27-July 05 From: Caldas da Rainha Member No.: 332 |
Pah mas voçês que tem o jogo... usaram isso alguma vez? Pah é que como não vou jogar muito tempo seguido, não sei se alguma vez vou ter esses sintomas.
|
|
|
|
May 5 2007, 12:24 PM
|
|
|
Não faço ideia, sei é que carregando no A não obriga depois a fazer o download dos Patches/Updates...
|
|
|
|
May 5 2007, 12:31 PM
|
|
|
QUOTE(JediMaster @ May 5 2007, 12:55 PM) [snapback]204006[/snapback] Já estive mesmo para comprar isso para a Xbox 360, mas como não sou assim muito fan de jogos 1ª pessoa com armas melle não sei. O unico jogo até agora que curti assim foi o COndemned. O combate é tão bom como em condemned? O combate corpo-a-corpo não é muito variado; é uma questão de usar um trigger para bloquear e outro para atacar, e de resto é tudo timing; com o evoluir das habilidades aprendes charge attacks, mas mais nada. O sistema dá satisfação quando se luta contra humanoides, contra bichos nem por isso. Por outro lado o arco-e-flecha está bem implementado, e a magia acrescenta variedade. E se fores como eu e criares uma personagem rogue-like, stealth-attacks com dano a triplicar e sextuplicar dão muita satisfação e encurtam consideravelmente o combate. QUOTE E talvez um jogo que me demora no mínimo umas boas 150 horas para passar seja demasiado time consuming para mim. Será este um jogo que uma sessão de 1 ou 2 horas dê tanta satisfação como uma sesação de 3 ou 4 hora? Nota-se progresso numa sessão de jogo pequena? Duas horas em principio dão-te para fazer uma dungeon do principio ao fim. Mas a quest principal é como o Bastos diz, dá para se fazer em 20 horas, mas fazer só isso é desperdiçar o jogo. Vale a pena lembrar que podes viajar instantaneamente entre dois locais previamente visitados; mas é claro que abusar desta característica significa que perdes muito daquilo que o jogo tem para oferecer via exploração. QUOTE Já agora isso da limpeza de cache como se processa? Tenho de desligar a consola e entrar outra vez no jogo? Vais á sistem blade, depois a memory; carregas no Y no HDD; depois carregas em X, X, Left Bumper, Right Bumper, X, X; a comnsola pergunta se queres realizar manutenção, e dizes que sim. Isto limpa o cache e apaga todos os updates automáticos de todos os jogos (são realizados novamente quando introduzes o jogo em questão). Não apaga nada que tenhas feito o download por iniciativa própria, nem actualizações do dashboard. Só actualizações de jogos. Trocando por miúdos, é bom fazê-lo volta e meia para melhorar performance, mas não em demasia porque não queres estar sempre a submeter-te á seca do jogo fazer o download dos updates. (IMG:style_emoticons/default/tongue.gif) QUOTE E mais uma cena, nota-se que Shivering Isles trouxe alguma melhorias gráficas? Ou nem por isso? (é que ouvi umas coisas que disseram que os gráficos de shivering isles estavam melhorados.) É como o Bastos disse, houve um update que melhorou a framerate e reduziu significativamente a quantidade de popup. Mas as Shivering Isles em si são uma área com maior riqueza gráfica, tanto em termos artísticos, como em termos técnicos, porque o facto de ser uma área mais pequena permite-lhes usar mais texturas e objectos. QUOTE Já agora parabens pela tua mamoth size review, acho que está muito boa. Quase que dava para fazer uma revista só com a tua review. Lol obrigado, mas também não exageres. Se bem que dava para escrever muito mais sobre Oblivion, uma revista inteira também não. (IMG:style_emoticons/default/laugh.gif) |
|
|
|
May 5 2007, 05:25 PM
|
|
|
The Vault Dweller Group: Velhos do Restelo Posts: 6,713 Joined: 4-August 04 Member No.: 136 |
*chega o Gin para estragar a festa
Pena a Bethesda não saber escrever diálogos de jeito e a liberdade é mais ilusória do que real. Mesmo sim é um excelente jogo de aventura, para RPG é mediano. |
|
|
|
May 5 2007, 06:35 PM
|
|
|
QUOTE(Gin-Ryu @ May 5 2007, 06:25 PM) [snapback]204092[/snapback] *chega o Gin para estragar a festa Pena a Bethesda não saber escrever diálogos de jeito e a liberdade é mais ilusória do que real. Mesmo sim é um excelente jogo de aventura, para RPG é mediano. Buuuuu..... Estraga fucks.... |
|
|
|
May 6 2007, 09:50 AM
|
|
|
Estás na minha lista negra!!! >.< Group: Banned Posts: 1,397 Joined: 5-November 05 From: Setúbal, Portugal Member No.: 376 |
QUOTE(Gin-Ryu @ May 5 2007, 06:25 PM) [snapback]204092[/snapback] *chega o Gin para estragar a festa Pena a Bethesda não saber escrever diálogos de jeito e a liberdade é mais ilusória do que real. Mesmo sim é um excelente jogo de aventura, para RPG é mediano. True, true... (IMG:style_emoticons/default/dry.gif) |
|
|
|
![]() ![]() |
|
Lo-Fi Version | Time is now: 1st August 2010 - 06:48 AM |